quarta-feira, 6 de maio de 2015

Papa Francisco Nomeia Três Bispos Para O Brasil

 Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira , 6 de maio, três bispos para o Brasil. São eles, Dom Agenor Girardi  como bispo da diocese de União da Vitória (PR), transferindo-o da sede titular de “Fornos Maggiore” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS). Acolhendo o pedido de renúncia de Dom Jacyr Francisco Braido, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, o papa nomeou Dom Tarcísio Scaramussa como bispo da diocese de Santos (SP), onde exercia a função de coadjutor.
Na mesma data, foi nomeado bispo da Diocese de Iguatu (CE), o então Bispo animador do Vicariato Jacarepaguá, Dom Edson de Castro Homem , sendo transferido da sede titular de “Muzia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).
Histórico

Dom Agenor
Natural de Orleãs (SC), nasceu em 2 de fevereiro de 1952. Foi ordenado presbítero em 1982, e bispo, em 2011, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Espiritualidade pelo Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e mestrado em Teologia da Vida Consagrada, pelo Instituto Claretiano, também Roma.
Seu lema: “Ametur Cor Jesu” (Amado seja o Coração de Jesus).







Dom Tarcísio
Natural de Vargem Alta (ES), nasceu em 19 de setembro de 1950. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2008, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI, como bispo auxiliar de São Paulo. Em sua missão episcopal, dom Tarcísio exerceu a função de vigário episcopal da Região Sé, secretário do regional Sul 1 da CNBB, bispo referencial para o Setor Universidades, Ensino Religioso, Dimensão Bíblico-catequética e Setor Juventude, também na CNBB.
Seu lema: “E habitou entre nós” (Jo 1,14)










Dom Edson
Natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 17 de abril de 1949. Foi ordenado presbítero em 1977, e bispo, em 2005, após ser nomeado pelo papa emérito Bento XVI. Possui mestrado em Teologia e Filosofia e, doutorado em Teologia Espiritual pelo Universidade Gregoriana de Roma. Também é doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Seu lema: “Sufficit tibi gratia” (Basta-te a minha graça). 
O Vicariato Jacarepaguá parabeniza Dom Edson de Castro Home, por mais esta missão e agradece, pelos serviços a frente do Vicariato, como Bispo Animador.

Fonte: CNBB/ PASCOM-ARQRIO
Papa Francisco Nomeia Três Bispos Para O Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário