segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Paróquia São Pedro do Mar Celebra Trinta Anos de Evangelização










No Sábado, 18, a Paróquia São Pedro do Mar celebrou seus trinta anos de evangelização com três momentos distintos. Primeiro a Comunidade louvou e agradeceu a Deus em Santa Missa Solene, presidida pelo Cardeal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo Pároco, Cônego Zdzislaw Blaszczyk (Tiago), recém-nomeado Bispo Animador do Vicariato Jacarepaguá, Dom Roque Costa Souza, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá, Cônego ROBERT JÓZEF CHRZASZCZ e pelos padres Rogério Pereira, Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e Túlio, que foi padre da Paróquia São Pedro do Mar.

Em sua homilia, Dom Orani encorajou os fiéis a perseverar na fé e levar a Boa Nova aos irmãos.




“A missão de uma paróquia é ser uma presença viva da Igreja na sociedade. Ser uma presença iluminadora na sociedade. Devemos estar sempre animados e perseverantes no caminho do Anúncio do Evangelho. Ao comemorar trinta anos, ao lembrar os altos e baixos, nem sempre colocamos em prática o Evangelho. Lembramos as dificuldades enfrentadas ao longo desses trinta anos. Então o Senhor vai nos conduzindo na fé. Ao completar trinta anos devemos agradecer a Deus, pelo bem que ela já fez a sociedade. Que o Senhor os ajude a continuar esta missão, não só ao redor da região, mas também da Arquidiocese. Parabéns por esses 30 anos.”

Era notória a emoção e a gratidão dos fiéis por celebrar trinta anos de sua fundação.




O Pároco da paróquia aproveitou a ocasião e pediu a Dom Orani para abençoar os vitrais da Capela do Santíssimo:

“A Capela do Santíssimo foi inaugurada pelo próprio Dom Orani e queremos a bênção para os vitrais. A Capela do Santíssimo foi a primeira obra concluída. E é a parte mais importante da nossa paróquia. Um local importante para rezarmos e para o Próprio Jesus”




Dom Orani aproveitou para anunciar oficialmente a nomeação de Dom Roque para Bispo Animador do Vicariato Jacarepaguá.


Após a Santa Eucaristia os fiéis comemoraram os trinta anos de evangelização da Paróquia São Pedro do com bolo e um jantar dançante.

Histórico:

A Paróquia São Pedro do Mar foi fundada no dia 18 de fevereiro de 1987, sob a responsabilidade das Irmãs Mínimas da Paixão. E no dia 24 de fevereiro, o Cardeal Dom Eugênio Sales anunciou oficialmente a implantação da Paróquia São Pedro do Mar. Durante onze anos, a Paróquia São Pedro do Mar teve sua sede provisória na Casa das Irmãs Mínimas da Paixão, na Comunidade do 
Terreirão.

Em 1998 o Pároco, Padre Sebastião, sensibiliza a comunidade da urgência do transferimento da paróquia na sua sede própria, onde não existia nenhuma estrutura. No Domingo de Ramos do mesmo ano é implantada a Cruz no terreno da Igreja. E finalmente no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia deixa sua sede provisória, na Capela das Irmãs Mínimas e em procissão parte ao tão sonhado terreno e arma sua tenda, cedida pela Paróquia Imaculada Conceição do Recreio dos Bandeirantes.

Inúmeras são as lutas, inúmeros são os desafios. A Comunidade São Pedro do Mar é guerreira e fervorosa. Abriga fiéis que não desistam nunca.

E em 2015 a Paróquia, através do empenho de seu Pároco, Padre Tiago e de toda comunidade passa celebrar a missa no Templo definitivo, ainda em obra. E vê sonho se tornar realidade, com a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento, sob as bênçãos de Dom Orani.

A Paróquia São Pedro do Mar estar situada na Rua Gilberto Freyre, 100, no Recreio dos Bandeirantes.

Colaboração: Mônica Barbosa
Imagens: paulo lewandowski e Mônica Barbosa- Pascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário